Project:
O tempo da voz nas narrativas cinebiográficas.
Interview :
(Português) Professor da UFSC participa de conferência em Paris
(Português) Pedro de Souza, professor do Departamento de Língua Portuguesa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi um dos debatedores do painel “L’art est-il possible en temps de bolsonarisme?”, ou, em português, “Será que a arte é possível em tempos de bolsonarismo?”, seminário que foi realizado nesta segunda-feira (25) na Universidade Paris 8, na capital francesa.
Interviwed: |
Pedro de Souza |
Idiom: | Portuguese |
Direitos autorais (EN): | Creative Commons |
Key-words: | voz, enunciação, sujetividade, arte, política |
Abstract:
(Português)
O projeto investiga a relação entre sujeito e voz em documentários cinebiográficos que narram a história de cantores e cantoras. Para isso, examina o funcionamento de um certo modo de inserir, na superfície textual fílmica, o testemunho que o cantor biografado presta sobre si mesmo. precisamente, destaco, para a análise, falas retiradas em arquivo ou cenicamente reconstituídas para a composição da narrativa cinebiográfica. Nessas declarações auto-referenciais do cantor ou cantora, pontuo processos de subjetivação que escapam ao que é dito acerca dele na relação com sua voz. A hipótese é de que o dizer de si do cantante pode não coincidir com o que o documentário discursivamente roteirizado, intenta produzir e narrar.
Como citar este material (EN):
O tempo da voz nas narratividades cinebiográficas
Direitos autorais (EN):
Creative Commons