Project:
(Português) Tipografia em fluxo: um framework para o processo de design de fontes variáveis
PhD Exchange Program :
(Português) Doutorado sanduíche de Maíra Woloszyn
(Português) O doutorado sanduíche de Maíra Woloszyn foi orientado pela Prof. Dra. Berenice Santos Gonçalves, do Programa de Pós-Graduação em Design da UFSC, e supervisionado pelo Prof. Dr. Pedro Amado, professor na Faculdade de Belas Arte da Universidade do Porto – Portugal. O período de estágio doutoral aconteceu entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022 proporcionado pela bolsa do programa CAPES – PrInt (EDITAL Nº 9/ 2020/PROPG – PRINT – CAPES/UFSC).
1. Avaliação do framework para o processo de design de fontes variáveis (tese de doutorado)
Durante o período, além de uma atualização bibliográfica, foi realizada uma avaliação do Variable Fontwork, que consiste em um framework para o processo de design de fontes variáveis desenvolvido nas etapas iniciais da tese de doutorado com base em revisões integrativas de literatura e uma pesquisa prospectiva que entrevistou e consultou por meio de questionário designers de tipos e especialistas em fontes variáveis.
Para tanto, realizou-se um workshop para a verificação de consistência do framework envolvendo interessados na área de design de tipos e fontes variáveis. O workshop foi ofertado como parte da grade de programação do 11º Encontro de Tipografia (11 ET) em Portugal, evento científico internacional anual promovido pela ATypI e Atipo (Associação de Tipografia de Portugal), organizado pelas Instituições de Ensino Superior de Portugal. O evento tem por objetivo reunir profissionais, investigadores e estudantes a nível nacional e internacional da área de tipografia, sendo um dos principais cenários acadêmicos deste campo de estudo. Esta avaliação permitiu identificar contribuições para o framework a fim de torná-lo mais claro, consistente e coerente com a proposta inicial da pesquisa.
2. Participação em eventos científicos
Durante o período do doutorado sanduíche ainda foi possível participar de eventos científicos realizados em Portugal:
International Conference on Design & Digital Communication – DIGICOM
Nos os dias 3, 4 e 5 de novembro de 2021 aconteceu o DIGICOM, organizado pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Portugal, reunindo o trabalho de pesquisadores, acadêmicos e designers de todo o mundo para reflexão e análise sobre os constantes desafios da comunicação digital para a sociedade, instituições e marcas. Durante o evento, que aconteceu de maneira online devido às incertezas do COVID-19, foram acompanhadas palestras de pesquisadores da área do design e foi apresentado o trabalho intitulado “The design process of variable fonts: a prospective survey-based investigation with type designers”.
Entre os dias 05 e 09 de novembro de 2021, aconteceu o Reboot Fest, um evento realizado pelo Programa de Doutoramento em Media Digitais da Universidade do Porto que contou com um simpósio e palestra de Keynotes convidados nos dias 08 e 09, além de uma exposição de arte digital durante todo o evento. O simpósio reuniu apresentações e discussões de doutorados em andamento bem como concluídos de alunos e doutores de diversas nacionalidades e instituições.
Durante os dias 25, 26 e 27 de novembro, aconteceu o Encontro de Tipografia, um evento científico internacional, que inclui conferências de oradores convidados, comunicações revistas por pares (peer-reviewed), oficinas e exposições. O objetivo do evento é reunir os principais interlocutores a nível nacional e internacional, na área da Tipografia e Design de Tipografia, cruzando a divulgação de conhecimento técnico e científico com a discussão, aprendizagem, inspiração e pensamento crítico em torno da utilização e representação visual das letras.
Durante o evento foi possível acompanhar palestra de profissionais expressivos da área da tipografia, bem como apresentar duas comunicações intituladas “Panorama das pesquisas em Tipografia nos principais repositórios de teses e dissertações: um estudo comparado entre Brasil e Portugal” e “Avaliação de um framework para o processo de design de fontes variáveis em contexto de projeto”.
3. Integração com comunidade acadêmica da UPorto
O período de doutorado sanduíche também possibilitou trocas com a comunidade da Universidade do Porto. Participou de momentos como:
Recepção dos alunos do Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais (MDGEP) da Universidade do Porto: No início de outubro de 2021, foi possível acompanhar a sessão de abertura do ano letivo do MDGEP. Nesta, aconteceu a apresentação do curso em questão, apresentação dos professores e linhas de atuação, servidores e comitê científico do programa.
Disciplina de Seminários do Programa de Doutoramento em Design (PDD): Em dezembro de 2021, acompanhou-se algumas sessões da disciplina de Seminários que eram destinadas à apresentação de pesquisa de diversos professores do PDD, inclusive do Prof. Pedro Amado, tutor durante o período de doutorado sanduíche na UPorto. Além da apresentação deste, ainda acompanhou-se a apresentação da produção científica e profissional dos professores Eduardo Aires (atuação em design baseado em lugares), Miguel Carvalhais (atuação com design digital, som e realidade aumentada) e Bruno Giesteira (atuação com pesquisas em colaboração com a área médica).
Acompanhamento de provas de mestrado e doutoramento: acompanhou-se a prova de mestrado da candidata Maria Teresa Maltez Cardoso Zagalo de Lima intitulada “A Influência do Modernismo no Design de Tipos: Desenvolvimento do tipo de letra Kobalt Identidade e Sinalética para a Oficina Cobalto”. O trabalho tinha por objetivo produzir e aplicar uma fonte variável e era orientado pelo professor tutor do período de doutorado sanduíche, Prof. Dr. Pedro Amado. Ainda, acompanhou-se a prova de doutoramento da candidata Maria Van Zeller de Macedo de Oliveira e Sousa intitulada “Jogar o Museu: Uma framework para o design de jogos baseados em localização com realidade aumentada para espaços museológicos”. A tese de doutoramento foi desenvolvida no programa de Media Digitais da UPorto e apresentou resultados da aplicação de realidade aumentada como contribuições a experiências em museus.
Workshop de Introdução a Caligrafia: Em colaboração com o curso de graduação em Design e o curso de Mestrado em Design Gráfico e Práticas Editoriais da Universidade do Porto, ministrou-se um workshop de introdução à caligrafia a partir de práticas e conhecimentos adquiridos no Brasil, cuja abordagem ainda não havia sido abordada na UPorto. O workshop teve por objetivo mostrar a construção artesanal de penas caligráficas e utilizá-los no desenvolvimento da técnica de caligrafia com ponta quadrada e do alfabeto fundamental.
Participação como convidada na disciplina de Tipografia da Licenciatura em Design da UPorto: A convite dos professores Dr. Rui Santos e Dr. Pedro Amado, foram ministradas aulas de caligrafia para a licenciatura em Design da UPorto. As aulas tiveram como objetivo apresentar a técnica caligráfica com ponta quadrada e o desenvolvimento do alfabeto fundamental. As mesmas aconteceram em duas sessões, para duas turmas do curso supracitado.
4. Integração com o grupo de pesquisa liderado pelo professor tutor no exterior
O grupo de pesquisa liderado pelo Prof. Pedro Amado é formado pelos alunos do MDEGP orientados por ele pela Prof. Dra. Cristina Ferreira. O foco do grupo de pesquisa está em projetos relacionados à tipografia, criação, aplicação e a relação entre tipografia e imagem. O grupo se reúne a cada 15 dias presencialmente no XTDN Lab para orientação dos projetos de mestrado. Também a cada 15 dias (intercalados com as orientações de mestrado), os alunos inseridos no projeto de pesquisa da XT-Press, reúnem-se para contribuição deste.
Durante o período de doutorado sanduíche foi possível acompanhar e estar inserida em ambas as atividades. Houve o acompanhamento das orientações de mestrado e participou-se da banca de pré-avaliação dos projetos de mestrado que aconteceu no dia 14 de janeiro de 2022. Nesta, os alunos apresentaram objetivos, procedimentos metodológicos, estado da arte e pontuaram sobre o andamento da dissertação. O encontro se deu de maneira híbrida devido à isolamentos profiláticos adotados por alguns alunos por conta da COVID-19.
Participou-se também do projeto da XT-Press que previa a pesquisa, construção, utilização e avaliação de uma prensa tipográfica de prova a partir de materiais acessíveis. O projeto pauta-se na impressão tipográfica, um processo pedagógico com múltiplos benefícios para o ensino de Arte e Design.
Ainda, participou-se do projeto de pesquisa SLOType. Este consiste na realização de workshops onde uma metodologia educacional apoiada por um aplicativo criativo é aplicada. A metodologia tem por objetivo apresentar aos alunos do ensino superior a teoria e prática do design de tipos. Em uma sessão do SLOType decorrida na UPorto, acompanhou-se o projeto como observadora a fim de contribuir com futuras discussões sobre a metodologia e possíveis publicações sobre a mesma.
5. Produções científicas em colaboração com a Universidade do Porto
O processo de design de fontes variáveis apoiado por um framework no contexto do ensino híbrido
Maíra Woloszyn, Pedro Amado, Berenice Santos Gonçalves (2021)
Artigo publicado no Livro de Atas do 7.o Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Panorama of research in typography in the principal thesis and dissertation repositories: a comparative study between Brazil and Portugal
Maíra Woloszyn, Pedro Amado, Berenice Santos Gonçalves (2021)
Resumo publicado no Livro de Resumos do 11º Encontro de Tipografia (físico)
Artigo completo enviado para publicação nos Anais do evento (no prelo)
Evaluation of a framework for variable fonts design process in a project context
Maíra Woloszyn, Pedro Amado, Berenice Santos Gonçalves (2021)
Resumo publicado no Livro de Resumos do 11º Encontro de Tipografia (físico)
Artigo completo enviado para publicação nos Anais do evento (no prelo)
Clarendon’t
Ana Antunes, Diana Gaspar, Beatriz Dias, Maíra Woloszyn, Pedro Amado (2021)
Resumo publicado no Livro de Resumos do 11º Encontro de Tipografia (físico)
Chiswell Typeface
Ricardo Dantas, Pedro Amado, Maíra Woloszyn (2021)
Resumo publicado no Livro de Resumos do 11º Encontro de Tipografia (físico)
Diamond Grotesk Typeface
Beatriz Lima, Marco Antunes, Mariana Braga, Pedro Amado, Maíra Woloszyn (2021)
Resumo publicado no Livro de Resumos do 11º Encontro de Tipografia (físico)
Exploring the Hybridization of Traditional Printing and Digital Fabrication Processes to Expand Design Innovation in the Classroom
Pedro Amado, Cristina Ferreira, Maíra Woloszyn (2022)
Artigo publicado nos anais da conferência ECADE2022
Processo de design de fontes variáveis: avaliação de um framework
Maíra Woloszyn, Berenice Santos Gonçalves, Pedro Amado (2022)
Artigo publicado na Revista Brasileira de Expressão Gráfica
|
Maíra Woloszyn
LATTES |
|
Berenice Santo Gonçalves
|
|
Pedro Amado
|
Idiom: | Portuguese |
Data: | Setembro/21 a Fevereiro/22 |
Direitos autorais (EN): | Creative Commons |
Coordination: |
Berenice Santos Gonçalves |
Team: |
Maíra Woloszyn |
Idiom: | Portuguese |
Institution: |
Universidade do Porto PARCERIA
|
Abstract:
(Português) O meio digital tem proporcionado mudanças no acesso, distribuição e consumo de informação. Entretanto, isso não significa livre acesso à informação, mas a possibilidade de eliminar obstáculos anteriormente existentes, uma vez que conteúdos digitais podem ser carregados em pequenos dispositivos, acessados em qualquer lugar, e não necessitam de transporte e armazenamento físico para a distribuição dos mesmos (MARTINO, 2015; PINSY, 2013; MOD, 2012).
Assim, surgem novas formas de interagir e consumir a informação uma vez que depende que o leitor navegue por telas e interfaces não lineares e, por vezes, fragmentadas. Para tanto, são veiculados diversos elementos, como textos, vídeos e imagens (SALAVERRIA, 2014). Nesse cenário, o texto se configura como a principal forma utilizada para transmitir informações, bem como possui relevância em recursos de acessibilidade (RIBEIRO, 2012; W3C, 2020).
As tecnologias digitais também têm causado transformações no campo do design, tanto na prática de projeto quanto nos produtos desenvolvidos (KOCHHANN, DAPPER, 2018). Assim, destaca-se a necessidades de que sejam elaborados processos adequados frente às demandas para as mídias digitais e os diferentes componentes que envolvem o design, como a tipografia. Esta área, que abrange a criação e aplicação de símbolos ortográficos e para-ortográficos, também apresenta características e especificidades próprias para o meio digital (FARIAS, 2013). A fim de atender as demandas deste meio, formatos tipográficos foram criados, como as fontes variáveis, que incorporam diferentes variações em um único arquivo, proporcionando economia de espaço e responsividade para as fontes (VICTIONARY, 2019).
São muitos os anúncios sobre as fontes variáveis e suas potencialidades frente às demais famílias tipográficas (SMEIJERS, 2015; PAMENTAL, 2018; VICTIONARY, 2019; BERNING, 2019). Todavia, os estudos que apontam os propósitos, os processos de desenvolvimento e a utilização das fontes variáveis ainda são escassos. É possível observar que as publicações, principalmente acadêmicas, pouco avançaram desde o lançamento do novo formato tipográfico. As abordagens encontradas pautam-se principalmente em artigos publicado em “trend journals”, publicações não acadêmicas, entretanto, estas se encontram dispersas e fragmentadas.
Considerando o exposto, a presente pesquisa tem como objetivo geral propor um framework para o processo de design de fontes variáveis. Para isso, a pesquisa adota enfoque qualitativo e aplica o método de pesquisa da Design Science Research (DSR), que operacionaliza a construção do conhecimento frente à Ciência de Projeto e tem por objetivo desenvolver artefatos que possibilitem soluções satisfatórias aos problemas aplicados, tais como framework que está sendo proposto (DRECH et al. 2015). A pesquisa sob a perspectiva da DSR tende a ser conduzida por diversos métodos científicos que são adaptados de acordo com a etapa que está sendo desenvolvida e a meta a ser alcançada. Desta forma, adotaram-se os seguintes procedimentos metodológicos: (i) revisão integrativa de literatura, em que são considerados os resultados da revisão bibliográfica tradicional e de revisões sistemáticas, resultando no corpo teórico deste trabalho; (ii) pesquisa prospectiva, que consiste em entrevistas e aplicação de questionários com designers de tipos a fim de identificar especificidades do processo de design de fontes variáveis; (iii) construção da primeira versão do framework; (iv) verificação de consistência do framework elaborado em duas rodadas, a primeira junto a disciplina de Design de Tipos do curso de Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Portugal), curso pioneiro do país nesta área, e a segunda por meio de um workshop com profissionais envolvidos com tipografia e fontes variáveis; (v) finalização do framework, tendo em vista os resultados obtidos nas fases anteriores.
Como resultado da pesquisa desenvolveu-se um framework para o processo de design de fontes variáveis iterativo, flexível e customizável que auxilie na criação deste recurso, bem como possa servir de apoio no domínio do mesmo por parte de designers que o utilizam. Considera-se que a proposta de um framework para o contexto iterativo de aplicação das fontes variáveis, sobretudo em relação às potencialidades em mídias digitais, possa fomentar o desenvolvimento de produtos digitais de qualidade, contribuindo para a ampliação do escopo do design digital e do design da informação.
Direitos autorais (EN):
Creative Commons