Proyecto:

(Português) Avaliação de recursos educacionais digitais bilíngues (libras/português) no contexto de repositórios

Entrevista :

(Português) Entrevista

Laise Miolo de Moraes:
Idioma: Portugués
Direitos autorais (ES): Creative Commons
Coordinación: Berenice Santos Gonçalves (Orientador) - UFSC LATTES ORCID
Equipo: Laíse Miolo de Moraes (Pesquisadora /Doutoranda) - UFSC/ Pós Design / IFSC LATTES
Beatriz Fiorito (Bolsista PIBIC) - UFSC
Maíra Woloszyn (Pesquisadora / Doutoranda) - UFSC/Pós Design
Idioma: Portugués
Institución: Universidade Nova de Lisboa PARCERIA
Financiamiento: CAPES-PRINT

Resumen:

(Português) No contexto da sociedade da informação, a complexidade e o escopo do design aumenta ao tratar dados e informações, projetar experiências e serviços e focar nas mídias acessíveis para a educação. Nesse contexto, os designers compõem as equipes multidisciplinares na crescente produção e avaliação de recursos educacionais digitais (REDs). Os REDs são as mídias digitais (vídeos, animações, multimídias, etc.) elaboradas com propósitos instrucionais, de modo a facilitar ou desenvolver algum processo de aprendizagem (PORTAL MEC, 2018; AREA, 2017). Segundo a literatura, esses recursos digitais e o ambiente interativo de aprendizagem on-line melhoraram significativamente a eficácia da aprendizagem (CHEN e LIOU, 2014). No entanto, para estudantes com diferentes capacidades, os recursos digitais podem tanto potencializar a educação como apresentar barreiras de acessibilidade. No caso dos estudantes surdos, público desta pesquisa, o uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras e da linguagem visual nos recursos educacionais são fundamentais tanto para o aprendizado, como para a valorização da sua cultura e identidade. Atualmente, são produzidos recursos educacionais digitais para surdos, bem como algumas pesquisas trazem diretrizes acerca da elaboração de interfaces bilíngues (Libras/Português). No entanto, são escassas as pesquisas a respeito de como avaliar e selecionar esses materiais destinados a alunos surdos, tanto para o usuário final, como para o professor e para instituições e repositórios de recursos educacionais. Segundo Cechinel (2015) a quantidade de recursos educacionais nas plataformas tem crescido e as estratégias atuais de avaliação da qualidade dos recursos de aprendizagem são insuficientes para essa realidade. Desse modo, a avaliação de um RED é essencial, pois eles são recursos didáticos, que devem ser selecionados criteriosamente para contribuírem na construção do conhecimento. Portanto, considerando o exposto, o objetivo desta pesquisa é desenvolver um processo de avaliação para recursos educacionais digitais bilíngues (Libras/Português) no contexto de repositórios. Como base teórica, explora-se a cultura surda e o bilinguismo, bem como a área dos recursos educacionais digitais à luz das mídias digitais e dos princípios de design e, por fim, os fundamentos para a avaliação de recursos educacionais. É uma pesquisa de natureza aplicada, com enfoque qualitativo e se classifica como propositiva. Na primeira fase do estudo, a revisão de literatura levantou os principais temas referentes à avaliação de REDs bilíngues e fundamentou a elaboração da entrevista. Na segunda fase serão realizadas as entrevistas com os especialistas, a partir dos resultados somados à revisão de literatura e por meio da análise do conteúdo, serão elaborados os critérios de avaliação. Na terceira fase, os critérios serão validados por especialistas por meio do método Delphi, em duas rodadas. Na fase seguinte as análises e refinamentos serão feitos para elaborar o processo de avaliação final. Ao fim da pesquisa, espera-se que o processo de avaliação para recursos educacionais digitais bilíngues em repositórios auxilie usuários, professores, profissionais e instituições a selecionar e avaliar a qualidade dos recursos para estudantes surdos.

Palavras-chave: Design. Recursos Educacionais Digitais Bilíngues (Libras/Português). Processo de Avaliação.


Direitos autorais (ES):

Creative Commons