Proyecto:

O tempo da voz nas narrativas cinebiográficas.

Corpora :

(Português) PERFORMANCE COMO ATO POLÍTICO: O PROTESTO NA VOZ DO POETA CARLOS DE ASSUMPÇÃO

(Português) Neste projeto de pesquisa, planejo o percurso de uma análise interpretativa da performance do poeta que figura no documentário Carlos de Assumpção: Protesto, dirigido por Alberto Pucheu (2019). Pretendo verificar como é produzido o efeito de subjetividade na leitura do poema Protesto, de Carlos de Assumpção, a fim de investigar sua participação no concerto de vozes políticas que incidem na (re)construção da história. A leitura da enunciação de Carlos de Assumpção como performance será alicerçada em estudos de Paul Zumthor. A análise da voz, no filme, visa ao caráter político das vozes plurais, com base em Adriana Cavarero. A ancoragem teórica para a análise interpretativa do objeto de pesquisa se valerá da teoria da enunciação proposta por Émile Benveniste, a fim de apontar o processo de clivagem de vozes na enunciação do poeta. A leitura da montagem audiovisual é fundamentada na teoria da adaptação de Linda Hutcheon. Sobre o caráter do testemunho na enunciação, considero os escritos de Giorgio Agamben e Jacques Derrida. A interface desses estudos será construída a partir da base filosófico-epistemológica proposta por Michel Foucault. Palavras-chave: Poesia; Performance; Testemunho; Voz; e Adaptação.

Luan Koroll (mestrando)

Pedro de Souza (Orientador)

 

Direitos autorais (ES): Creative Commons
Palabras-clave: Poesia; Performance; Testemunho; Voz; e Adaptação.

Materiais pedagógico(ES):

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Coordinación: (Português) Pedro de Souza (Coordenador) - UFSC LATTES ORCID
LUAN KOROLL (Mestrando) - UFSC LATTES
Equipo: Pedro de Souza (Coordenador) - UFSC LATTES
Tipo: Pesquisa
Período (ES): 03/2019-03/2022
Institución: UFSC PARCERIA

Financiamiento: CNPq #305595/2018-0

Resumen:

(Português)  

O projeto investiga a relação entre sujeito e voz em documentários cinebiográficos que narram a história de cantores e cantoras. Para isso, examina o funcionamento de um certo modo de inserir, na superfície textual fílmica, o testemunho que o cantor biografado presta sobre si mesmo. precisamente, destaco, para a análise, falas retiradas em arquivo ou cenicamente reconstituídas para a composição da narrativa cinebiográfica. Nessas declarações auto-referenciais do cantor ou cantora, pontuo processos de subjetivação que escapam ao que é dito acerca dele na relação com sua voz. A hipótese é de que o dizer de si do cantante pode não coincidir com o que o documentário discursivamente roteirizado, intenta produzir e narrar.


Como citar este material (ES):

O tempo da voz nas narratividades cinebiográficas

Direitos autorais (ES):

Creative Commons