Proyecto:

Literatura, arte e pensamento italianos contemporâneos

Otros Materiales :

(Português) Às margens da poesia e do romance. Da língua suspensa entre gramática e sentido ao personagem menor da narrativa – Aula 1

(Português) Aula 1 (26/08/19): Toda regra tem suas exceções O que é a gramática? Etimologia e história do termo. Especificidades da gramática do italiano. Gramática de frase e gramática do texto. Alguns primeiros fenômenos fundadores da linguagem e da textualidade, mas laterais à gramática como código: onomatopeias, interjeições e sinais discursivos. Leitura e comentário de Dialogo, de Giovanni Pascoli (de Myricae), Lamento I e III de Giorgio Caproni (de A passagem de Enéas). Edital Escola de Altos Estudos – CAPES (Edital 14/2018 CAPES 88881.198177/2018-01), realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC e o Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas da USP.

Prof. Titular de História da Língua Italiana. Seus interesses de pesquisa são: a  poesia do século XX em seus aspectos textuais e antropológicos, a narrativa e estratégias da “simplicidade”, o personagem no romance. Possui livros e ensaios dedicados ao estudo do sujeito na poesia, G. Caproni, E. Montale, E. Sanguineti. Tradutor de Philip Larkin. Como poeta publicou: Le faticose attese (1988), In controtempo (1994), La sostituzione (2001), Pasqua di neve (2008), Ablativo (2013), Cairn (2018).

Professor: Enrico Testa LATTES
Idioma: Portugués / Italiano
Fecha: 26/08/2019
Direitos autorais (ES): Creative Commons
Palabras-clave: Giovanni Pascoli, Giorgio Caproni, poesia
Coordinación: (Português) Patricia Peterle (Coordenadora) - UFSC / OUTRAS UNIVERSIDADES LATTES ORCID
(Português) Andrea Santurbano (Coordenador) - UFSC LATTES ORCID
Equipo: Maria Aparecida Barbosa (Professora) - UFSC LATTES
Ana Luiza Andrade (Professora ) - UFSC LATTES
Aurora Conde Muñoz (Professora) - Universidad Complutense de Madrid LATTES
Enrico Testa (Professor) - Università degli Studi di Genova LATTES
Lucia Wataghin (Professora) - USP LATTES
Idioma: Portugués / Italiano
Período (ES): início janeiro de 2019
Institución: Universidad Complutense de Madrid PARCERIA
Università degli Studi di Genova PARCERIA
Universidade de São Paulo PARCERIA
Financiamiento: CNPq #436185/2018-0
CAPES #88881.198177/2018-01

Resumen:

Literatura é um espaço de inoperosidades, de potencialidades, pois desativa as funções mais pragmáticas e comunicativas da língua. Tal suspensão abre para um novo uso que é, nesse sentido, uma exposição da potência de dizer, um trabalho sobre si, que é também resistência (pathos,éthos,política). O literário é lido como operações na e com a linguagem. Nessa perspectiva, são trabalhados autores e pensadores italianos, também de forma transversal com outras literaturas e campos do saber.

Nesse sentido, o desenvolvimento do projeto, que abrange diferentes autores e teóricos, contará com uma equipe de pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras que trabalharão para constituir uma rede internacional de pesquisa e fortalecer a área da italianística no Brasil. O projeto foi desenvolvido pelos pesquisadores do Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana.

Esse projeto recebeu financiamento de dois importantes editais de agências de fomento:  Edital Escola de Altos Estudos da CAPES (88881.198177/2018-01); Edital Universal do CNPq (436185/2018-0).

Direitos autorais (ES):