Proyecto:

Literatura, arte e pensamento italianos contemporâneos

Publicaciones :

Nove março de dois mil e vinte de Mariangela Gualtieri

Mariangela Gualtieri (1951), poeta italiana contemporânea, tem uma experiência muito peculiar da poesia, com incursões pelo teatro, pela performance, que dão à sua voz matizes mais do que singulares. Ao lado de outras poetas do panorama cultural e contemporâneo italiano, Mariangela Gualtieri tem sido nos últimos anos uma presença mais do que constante. Seja por meio das publicações de seus livros de poesia, pelas leituras feitas em lugares públicos e festivais, como a dedicada a Wislawa Szymborska, seja pela atividade de atriz no Teatro Valdocca, da cidade de Cesena – do qual foi fundadora, ao lado de Cesare Ronconi. Pensar, portanto, em Gualtieri, significa pensar numa conjuntura polivalente, híbrida, espaço de contínuas experimentações no poético, no palco e na performance. Uma de suas interpretações é Voci di tenebra azzurra, em que retorna a cara lembrança de Giovanni Pascoli.

Os fios do cotidiano, ordinário e extraordinário, familiar e perturbador, ao lado dos ecos da natureza em seus múltiplos aspectos estão presentes em sua escrita desde Antenata (1992) Fuoco Centrale (1995), Senza polvere senza peso (2006) até Quando non morivo (2019), e retornam em Nove de março de dois mil e vinte. Versos que nos convocam, uma espécie de advertência, para refletirmos sobre o momento que estamos vivendo, em todas as latitudes. Uma reflexão sobre um momento histórico – pandemia e suas ramificações – que nos coloca diante de muitas questões éticas e que deixará marcas indeléveis no nosso presente e na construção de um futuro.

Autor: Patricia Peterle LATTES
Idioma: Portugués / Italiano
Fecha: Março 2020
Direitos autorais (ES): Creative Commons
Palabras-clave: Mariangela Gualtieri, poesia italiana, pandemia, covid-19
Ficheros:
Coordinación: (Português) Patricia Peterle (Coordenadora) - UFSC / OUTRAS UNIVERSIDADES LATTES ORCID
(Português) Andrea Santurbano (Coordenador) - UFSC LATTES ORCID
Equipo: Maria Aparecida Barbosa (Professora) - UFSC LATTES
Ana Luiza Andrade (Professora ) - UFSC LATTES
Aurora Conde Muñoz (Professora) - Universidad Complutense de Madrid LATTES
Enrico Testa (Professor) - Università degli Studi di Genova LATTES
Lucia Wataghin (Professora) - USP LATTES
Idioma: Portugués / Italiano
Período (ES): início janeiro de 2019
Institución: Universidad Complutense de Madrid PARCERIA
Università degli Studi di Genova PARCERIA
Universidade de São Paulo PARCERIA
Financiamiento: CNPq #436185/2018-0
CAPES #88881.198177/2018-01

Resumen:

Literatura é um espaço de inoperosidades, de potencialidades, pois desativa as funções mais pragmáticas e comunicativas da língua. Tal suspensão abre para um novo uso que é, nesse sentido, uma exposição da potência de dizer, um trabalho sobre si, que é também resistência (pathos,éthos,política). O literário é lido como operações na e com a linguagem. Nessa perspectiva, são trabalhados autores e pensadores italianos, também de forma transversal com outras literaturas e campos do saber.

Nesse sentido, o desenvolvimento do projeto, que abrange diferentes autores e teóricos, contará com uma equipe de pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras que trabalharão para constituir uma rede internacional de pesquisa e fortalecer a área da italianística no Brasil. O projeto foi desenvolvido pelos pesquisadores do Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana.

Esse projeto recebeu financiamento de dois importantes editais de agências de fomento:  Edital Escola de Altos Estudos da CAPES (88881.198177/2018-01); Edital Universal do CNPq (436185/2018-0).

Direitos autorais (ES):

Creative Commons