Projeto:

Tipografia em fluxo: um framework para o processo de design de fontes variáveis

Coordenação: Berenice Santos Gonçalves (Orientador) - UFSC LATTES ORCID
Equipe: Maíra Woloszyn (Pesquisador) - UFSC LATTES
Idioma: Português
Insituição: Universidade do Porto PARCERIA

Resumo:

O meio digital tem proporcionado mudanças no acesso, distribuição e consumo de informação.  Entretanto, isso não significa livre acesso à informação, mas a possibilidade de eliminar obstáculos anteriormente existentes, uma vez que conteúdos digitais podem ser carregados em pequenos dispositivos, acessados em qualquer lugar, e não necessitam de transporte e armazenamento físico para a distribuição dos mesmos (MARTINO, 2015; PINSY, 2013; MOD, 2012).

Assim, surgem novas formas de interagir e consumir a informação uma vez que depende que o leitor navegue por telas e interfaces não lineares e, por vezes, fragmentadas. Para tanto, são veiculados diversos elementos, como textos, vídeos e imagens (SALAVERRIA, 2014). Nesse cenário, o texto se configura como a principal forma utilizada para transmitir informações, bem como possui relevância em recursos de acessibilidade (RIBEIRO, 2012; W3C, 2020).

As tecnologias digitais também têm causado transformações no campo do design, tanto na prática de projeto quanto nos produtos desenvolvidos (KOCHHANN, DAPPER, 2018). Assim, destaca-se a necessidades de que sejam elaborados processos adequados frente às demandas para as mídias digitais e os diferentes componentes que envolvem o design, como a tipografia. Esta área, que abrange a criação e aplicação de símbolos ortográficos e para-ortográficos, também apresenta características e especificidades próprias para o meio digital (FARIAS, 2013). A fim de atender as demandas deste meio, formatos tipográficos foram criados, como as fontes variáveis, que incorporam diferentes variações em um único arquivo, proporcionando economia de espaço e responsividade para as fontes (VICTIONARY, 2019).

São muitos os anúncios sobre as fontes variáveis e suas potencialidades frente às demais famílias tipográficas (SMEIJERS, 2015; PAMENTAL, 2018; VICTIONARY, 2019; BERNING, 2019). Todavia, os estudos que apontam os propósitos, os processos de desenvolvimento e a utilização das fontes variáveis ainda são escassos. É possível observar que as publicações, principalmente acadêmicas, pouco avançaram desde o lançamento do novo formato tipográfico. As abordagens encontradas pautam-se principalmente em artigos publicado em “trend journals”, publicações não acadêmicas, entretanto, estas se encontram dispersas e fragmentadas.

Considerando o exposto, a presente pesquisa tem como objetivo geral propor um framework para o processo de design de fontes variáveis. Para isso, a pesquisa adota enfoque qualitativo e aplica o método de pesquisa da Design Science Research (DSR), que operacionaliza a construção do conhecimento frente à Ciência de Projeto e tem por objetivo desenvolver artefatos que possibilitem soluções satisfatórias aos problemas aplicados, tais como framework que está sendo proposto (DRECH et al. 2015).  A pesquisa sob a perspectiva da DSR tende a ser conduzida por diversos métodos científicos que são adaptados de acordo com a etapa que está sendo desenvolvida e a meta a ser alcançada. Desta forma, adotaram-se os seguintes procedimentos metodológicos: (i) revisão integrativa de literatura, em que são considerados os resultados da revisão bibliográfica tradicional e de revisões sistemáticas, resultando no corpo teórico deste trabalho; (ii) pesquisa prospectiva, que consiste em entrevistas e aplicação de questionários com designers de tipos a fim de identificar especificidades do processo de design de fontes variáveis; (iii) construção da primeira versão do framework; (iv)  verificação de consistência do framework elaborado em duas rodadas, a primeira junto a disciplina de Design de Tipos do curso de Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Portugal), curso pioneiro do país nesta área, e a segunda por meio de um workshop com profissionais envolvidos com tipografia e fontes variáveis; (v) finalização do framework, tendo em vista os resultados obtidos nas fases anteriores.

Como resultado da pesquisa desenvolveu-se um framework para o processo de design de fontes variáveis iterativo, flexível e customizável que auxilie na criação deste recurso, bem como possa servir de apoio no domínio do mesmo por parte de designers que o utilizam. Considera-se que a proposta de um framework para o contexto iterativo de aplicação das fontes variáveis, sobretudo em relação às potencialidades em mídias digitais, possa fomentar o desenvolvimento de produtos digitais de qualidade, contribuindo para a ampliação do escopo do design digital e do design da informação.


Direitos autorais:

Creative Commons