Proyecto:
(Português) Línguas indígenas e africanas: políticas linguísticas coloniais e pós-coloniais
Eventos e palestras :
(Português) RODAS DE CONVERSA NA QUARENTENA – BRASIL E ÁFRICA (2020)
(Português) O projeto “Rodas de Conversas” insere-se no âmbito do ciclo de debates no contexto de prevenção da COVID – 19 e tem como principal objetivo debater, discutir e trocar experiências sobre Línguas, Linguística, Planificação Linguística dos países africanos e do Brasil. São realizadas através da plataforma ZOOM e são coorganizadas pelos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudos em Línguas, Linguística Bantu e Áreas Afins (GELLBAA), da Secção de Línguas Bantu da Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique; e o Grupo de Políticas Linguísticas Críticas, do Programa da Pós-Graduação em Linguística, da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.
Cronograma:
Rodas de conversa | Tema | Oradora/es | Moderação | Data da realização |
Roda de Conversa I | Línguas Locais e Prevenção da COVID – 19 nos Espaços da “Lusofonia” Ex-colonial | – Profa. Doutora Ezra Chambal Nhampoca, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique– Profa. Doutora Letícia Cao Ponso, Universidade Federal do Rio Grande, Brasil | Profa. Doutora Cristine Severo, Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil | 11.05.20 |
Roda de Conversa II | Políticas Linguísticas, Vida e Justiça Social | – Prof. Doutor Paulo Gomez Vaz, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Guiné Bissau– Prof. Doutor Daniel Sassuco, Universidade Agostinho Neto, Angola
– Dr. Ezequiel Bernardo, Instituto Superior de Ciências da Educação, Angola |
Profa. Doutora Cristine Severo, Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil | 18.05.20 |
Roda de Conversa III | Políticas de Tradução: Costa de Marfim, Angola e Moçambique | – Yeo N’gana, Universidade Félix Houphouèt-Boigny, Costa de Marfim– Manuel Domingos da Silva, Universidade Agostinho Neto, Angola
– Prof. Doutor David Langa, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique
|
Profa Doutora Silvana Aguiar dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil | 25.05.20 |
Roda de Conversa IV | Políticas de Promoção das Línguas Nacionais | – Dr. Aurélio Simango, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique– Prof. Doutor Daniel Sassuco, Universidade Agostinho Neto, Angola
– Doutorando Diltino Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina, Cabo Verde |
Profa. Doutora Cristine Severo, Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil | 15.06.20 |
Roda de Conversa V | Prevenção à COVID – 19 em Línguas Indígenas na Amazónia Brasileira | – Dra. Francinéa Fontes Baniwa, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil– Dr. Dário Kopenawa Yanomami, Associação Yanomami, Brasil
– Dra. Isabel Coutinho Costa, Universidade Federal de Roraima, Brasil |
Profa. Doutora Letícia Cao Ponso, Universidade Federal do Rio Grande – Brasil | 22.06.20 |
Roda de Conversa VI | 15 Anos do Curso de Licenciatura em Ensino de Línguas Bantu: História, Perspectivas e Desafios | – Professor Catedrático Armindo Ngunga, Universidade Eduardo Mondlane; Secretário de Estado de Cabo Delgado, Moçambique
Com testemunhos de dois graduados do curso: dra. Maria Flora Amosse, Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano e Dr. Gervásio Chambo, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique |
Profa. Doutora Letícia Cao Ponso, Universidade Federal do Rio Grande – BrasilProf. Doutor David Langa, Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique
|
29.06.20 |
Roda de Conversa VII | Oralidades – Ensino e Política | – Profa Doutora Teresa Manjate, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique– Dr. Nsimba José, Universidade Agostinho Neto, Angola
– Profa Doutora Cristine Severo, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil |
Profa. Doutora Ezra Chambal Nhampoca, Universidade Eduardo Mondlane – MoçambiqueProfa Doutora Cristine Severo, Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil | 20.07.20 |
Roda de Conversa VIII | Línguas de Sinais Políticas de Tradução | – Dra. Rosalina Zamora Jorge, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique– Dra. Kátia Lucy Pinheiro, Universidade Federal do Ceará, Brasil
– Profa Doutora Silvana Aguiar dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil |
Profa Doutora Silvana Aguiar dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina – BrasilDr. Henrique Mateus, Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique
|
27.07.20 |
Roda de Conversa IX | Língua, Género e Poder | – Dra. Nelsa João Nhantumbo, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique– Profa Doutora Eliane Debus, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
– Doutoranda Raquel Lima, Centros dos Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal |
Profa. Doutora Letícia Cao Ponso, Universidade Federal do Rio Grande – BrasilDoutoranda Paula Machava, Univrsidade de Lúrio/Universidade de Coimbra | 03.08.20 |
Roda de Conversa X | Planificação e Políticas Linguísticas na EducaçãoDisp em: | – Dra. Ana Josefa Cardoso, Universidade Nova de Lisboa, Cabo Verde– Prof. Doutor Vatomene Kukanda, Universidade Agostinho Neto, Angola
– Dr. Vicente Bisqué, Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, Moçambique |
Profa Doutora Cristine Severo, Universidade Federal de Santa Catarina – BrasilProf. David Langa, Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique | 10.08.20 |
Roda de Conversa XI | Produção de material didático em contextos multilinguesDisp em: | – Dra. Maria Inêz Lucena, UFSC, Brasil– Dra. Samira Patel, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique
|
Prof. Alexandre Silveira (UNILAB)Prof. Gervásio Chumbo (UEM) | 28.09.2020 |
Roda de Conversa XII | Direitos Linguísticos em contextos multilínguesDisp em: | -Dr. Feliciano Chimbutane, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique-Dr. Ricardo Abreu, Universidade Federal de Sergipe, Brasil | Profa. Fernanda Castelano (UFSCar, Brasil)Prof. Manuel Guissemo(UEM, Moçambique) | 26.10.2020 |
Idioma: | Portugués / Outras Línguas |
Fecha: | 11 de maio a 30 de novembro de 2020 |
Direitos autorais (ES): | Creative Commons |
Palabras-clave: | roda de conversa; Brasil-África; educação multilíngue; justiça social; políticas linguísticas |
Links relacionados:
Coordinación: |
(Português) Cristine Gorski Severo |
Equipo: |
Sinfree Makoni Ashraf Abdelhay Ezra Nhampoca Ezequiel Pedro José Bernardo Alexandre Cohn da Silveira Charlott Eloize Leviski Ana Cláudia Eltermann |
Tipo: | Projeto de pesquisa e diálogos em Políticas Linguísticas - Brasil e África |
Idioma: | Portugués / Outras Línguas |
Período (ES): | 2017- |
Resumen:
(Português) Este projeto aborda o percurso histórico de construção de sentidos sobre as línguas indígenas e africanas nos contextos brasileiro e africano. Para tanto, o projeto articula sócio-história das línguas indígenas e africanas com políticas linguísticas. O projeto busca compreender o processo de construção de um imaginário de língua (portuguesa, africana, indígena, afro-brasileira) desde as políticas linguísticas coloniais – centradas no dispositivo lusitano – até as políticas e planejamento linguísticos atuais. Trata-se de analisar o mecanismo político e sócio-histórico dos discursos sobre as línguas no contexto da colonização lusitana, com foco no Brasil, em Angola, em Moçambique, em Cabo Verde e no Timor Leste. Ademais, julga-se relevante aprofundar os sentidos de oralidade – em relação com os conceitos de memória, tradição, corpo e literatura oral – com fins de compreender a maneira como a oralidade integra o imaginário e as práticas linguísticas, especialmente no Brasil, ajudando a definir o que conta como português popular brasileiro.
O referencial teórico utilizado se baseia nos trabalhos de políticas linguísticas e sociolinguística crítica que têm se dedicado ao estudo da relação (política e socio-histórica) entre as experiências coloniais-nacionalistas e as línguas. Trata-se de uma política linguística crítica levada a cabo por pesquisadores preocupados com os contextos coloniais da América Latina e África (Ashraf, Makoni e Severo, 2020; Severo e Makoni, 2015; Zwartjes, 2011; Altman, 2011; Deumert, 2010; Irvine, 2008; Mariani, 2006; Zwartjes e Altman, 2005; Makoni e Meinhof, 2004; Freire e Rosa, 2003; Errington, 2001; Fardon e Furniss, 1993, Phillipson, 1992). Ressalta-se que a perspectiva histórica é central nessas pesquisas, pois ela possibilita uma revisão crítica das categorias coloniais e de seus usos contemporâneos.
Como citar este material (ES):
Indigenous and African Languages: On colonial and post-colonial language policies (Políticas Linguísticas Críticas)
Direitos autorais (ES):
Creative Commons
Eventos e palestras :
(Português) RODAS DE CONVERSA NA QUARENTENA – BRASIL E ÁFRICA (2020)
Fecha: 11 de maio a 30 de novembro de 2020
Idioma: Portugués / Outras Línguas
Más detalles
Eventos e palestras :
(Português) II ENCONTRO DE POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E JUSTIÇA SOCIAL
Fecha: 03-06 de novembro de 2020
Idioma: Portugués