Project:

Indigenous and African Languages: colonial and post colonial language policies

Eventos e palestras :

(Português) RODAS DE CONVERSA NA QUARENTENA – BRASIL E ÁFRICA (2020)

(Português) O projeto “Rodas de Conversas” insere-se no âmbito do ciclo de debates no contexto de prevenção da COVID – 19 e tem como principal objetivo debater, discutir e trocar experiências sobre Línguas, Linguística, Planificação Linguística dos países africanos e do Brasil. São realizadas através da plataforma ZOOM e são coorganizadas pelos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudos em Línguas, Linguística Bantu e Áreas Afins (GELLBAA), da Secção de Línguas Bantu da Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique; e o Grupo de Políticas Linguísticas Críticas, do Programa da Pós-Graduação em Linguística, da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

 

Cronograma:

Rodas de conversa Tema Oradora/es Moderação Data da realização
Roda de Conversa I Línguas Locais  e Prevenção da COVID – 19  nos Espaços da “Lusofonia” Ex-colonial – Profa. Doutora Ezra Chambal Nhampoca, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique– Profa. Doutora Letícia Cao Ponso, Universidade Federal  do Rio Grande, Brasil Profa. Doutora Cristine Severo, Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil 11.05.20
Roda de Conversa II Políticas Linguísticas, Vida e Justiça Social – Prof. Doutor Paulo Gomez Vaz, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Guiné Bissau– Prof. Doutor Daniel Sassuco, Universidade Agostinho Neto, Angola

– Dr. Ezequiel Bernardo, Instituto Superior de Ciências da Educação, Angola

Profa. Doutora Cristine Severo, Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil 18.05.20
Roda de Conversa III Políticas de Tradução: Costa de Marfim, Angola e Moçambique – Yeo N’gana, Universidade Félix Houphouèt-Boigny, Costa de Marfim– Manuel Domingos da Silva, Universidade Agostinho Neto, Angola

– Prof. Doutor David Langa, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique

 

Profa Doutora Silvana Aguiar dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil 25.05.20
Roda de Conversa IV Políticas de Promoção das Línguas Nacionais – Dr. Aurélio Simango, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique– Prof. Doutor Daniel Sassuco, Universidade Agostinho Neto, Angola

– Doutorando Diltino Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina, Cabo Verde

Profa. Doutora Cristine Severo, Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil 15.06.20
Roda de Conversa V Prevenção à COVID – 19 em Línguas Indígenas na Amazónia Brasileira – Dra. Francinéa Fontes Baniwa, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil– Dr. Dário Kopenawa Yanomami, Associação Yanomami, Brasil

– Dra. Isabel Coutinho Costa, Universidade Federal de Roraima, Brasil

Profa. Doutora Letícia Cao Ponso, Universidade Federal  do Rio Grande – Brasil 22.06.20
Roda de Conversa VI 15 Anos do Curso de Licenciatura em Ensino de Línguas Bantu: História, Perspectivas e Desafios – Professor Catedrático Armindo Ngunga, Universidade Eduardo Mondlane; Secretário de Estado de Cabo Delgado, Moçambique

Com testemunhos de dois graduados do curso: dra. Maria Flora  Amosse, Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano e Dr. Gervásio Chambo, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique

Profa. Doutora Letícia Cao Ponso, Universidade Federal  do Rio Grande – BrasilProf. Doutor David Langa, Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique

 

29.06.20
Roda de Conversa VII Oralidades – Ensino e Política – Profa Doutora Teresa Manjate, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique– Dr. Nsimba José, Universidade Agostinho Neto, Angola

– Profa Doutora Cristine Severo, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Profa. Doutora Ezra Chambal Nhampoca, Universidade Eduardo Mondlane – MoçambiqueProfa Doutora Cristine Severo, Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil 20.07.20
Roda de Conversa VIII Línguas de Sinais  Políticas de Tradução – Dra. Rosalina Zamora Jorge, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique– Dra. Kátia Lucy Pinheiro, Universidade Federal do Ceará, Brasil

– Profa Doutora Silvana Aguiar dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Profa Doutora Silvana Aguiar dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina – BrasilDr. Henrique Mateus, Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique

 

27.07.20
Roda de Conversa IX Língua, Género e Poder – Dra. Nelsa João Nhantumbo, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique– Profa Doutora Eliane Debus, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

– Doutoranda Raquel Lima, Centros dos Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal

Profa. Doutora Letícia Cao Ponso, Universidade Federal  do Rio Grande – BrasilDoutoranda Paula Machava, Univrsidade de Lúrio/Universidade de Coimbra 03.08.20
Roda de Conversa X Planificação e Políticas Linguísticas na EducaçãoDisp em:

Planificação e Políticas Linguísticas na Educação

– Dra. Ana Josefa Cardoso, Universidade Nova de Lisboa, Cabo Verde– Prof. Doutor Vatomene Kukanda, Universidade Agostinho Neto, Angola

– Dr. Vicente Bisqué, Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, Moçambique

Profa Doutora Cristine Severo, Universidade Federal de Santa Catarina – BrasilProf. David Langa, Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique 10.08.20
Roda de Conversa  XI Produção de material didático em contextos multilinguesDisp em:

https://www.youtube.com/watch?v=u2OkcXv65pE&t=609s

– Dra. Maria Inêz Lucena, UFSC, Brasil– Dra. Samira Patel, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique

 

Prof. Alexandre Silveira (UNILAB)Prof. Gervásio Chumbo (UEM) 28.09.2020
Roda de Conversa XII Direitos Linguísticos em contextos multilínguesDisp em:

https://www.youtube.com/watch?v=q3Zwxh3JXYw&t=321s

-Dr. Feliciano Chimbutane, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique-Dr. Ricardo Abreu, Universidade Federal de Sergipe, Brasil  Profa. Fernanda Castelano (UFSCar, Brasil)Prof. Manuel Guissemo(UEM, Moçambique)  26.10.2020

Idiom: Portuguese / Outras Línguas
Data: 11 de maio a 30 de novembro de 2020
Direitos autorais (EN): Creative Commons
Key-words: roda de conversa; Brasil-África; educação multilíngue; justiça social; políticas linguísticas
Coordination: Cristine Gorski Severo (Coordenadora) - UFSC LATTES ORCID CV
Team: Sinfree Makoni (Colaborador) - Penn State LATTES
Ashraf Abdelhay (Colaborador) - Doha Institute for Graduate Studies (Qatar) LATTES
Ezra Nhampoca (Pesquisadora) - Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique LATTES
Ezequiel Pedro José Bernardo (Pesquisador) - Instituto Superior de Ciências da Educação – Cabinda/Angola. LATTES
Alexandre Cohn da Silveira (Pesquisador) - UNILAB-Campus do Malês LATTES
Charlott Eloize Leviski (Pesquisadora) - Universidade Estadual de Ponta Grossa LATTES
Ana Cláudia Eltermann (Pesquisadora (doutoranda)) - Universidade Federal de Santa Catarina LATTES
Type: Projeto de pesquisa e diálogos em Políticas Linguísticas - Brasil e África
Idiom: Portuguese / Outras Línguas
Período (EN): 2017-

Abstract:

This project addresses the historical process of construction of Indigenous and African languages in the Brazilian and African contexts. For doino so, the project articulates socio-history of Indigenous (Guarani) and African (Kimbundu and Kikongo) languages with language policy and planning. The project seeks to understand the colonial and post-colonial processes that helped to shape an idea of language (Portuguese, African, indigenous, Afro-Brazilian). The focus is how colonial Lusophony used Portuguese as a political tool to impose specific modes of government and control. We also analyse post-colonial language policies related to those contexts. We focus on the historical relationship berween Brazil, Angola, Mozambique, Cape Verde and East Timor. Furthermore, we aim at mapping the concepts of orality – in relation to the notions of memory, tradition, body and oral literature – in order to understand the way orality integrates language practices, especially in Brazil, helping to define what counts as Brazilian popular Portuguese. Our main theoretical reference is based on a critical perspective (Ashraf, Makoni e Severo, 2020; Severo e Makoni, 2015; Zwartjes, 2011; Altman, 2011; Deumert, 2010; Irvine, 2008; Mariani, 2006; Zwartjes e Altman, 2005; Makoni e Meinhof, 2004; Freire e Rosa, 2003; Errington, 2001; Fardon e Furniss, 1993, Phillipson, 1992).


Como citar este material (EN):

Indigenous and African Languages: On colonial and post-colonial language policies (Políticas Linguísticas Críticas)

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