Projeto:

Línguas indígenas e africanas: políticas linguísticas coloniais e pós-coloniais

Eventos e palestras :

RODAS DE CONVERSA NA QUARENTENA – BRASIL E ÁFRICA (2020)

O projeto “Rodas de Conversas” insere-se no âmbito do ciclo de debates no contexto de prevenção da COVID – 19 e tem como principal objetivo debater, discutir e trocar experiências sobre Línguas, Linguística, Planificação Linguística dos países africanos e do Brasil. São realizadas através da plataforma ZOOM e são coorganizadas pelos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudos em Línguas, Linguística Bantu e Áreas Afins (GELLBAA), da Secção de Línguas Bantu da Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique; e o Grupo de Políticas Linguísticas Críticas, do Programa da Pós-Graduação em Linguística, da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

 

Cronograma:

Rodas de conversa Tema Oradora/es Moderação Data da realização
Roda de Conversa I Línguas Locais  e Prevenção da COVID – 19  nos Espaços da “Lusofonia” Ex-colonial – Profa. Doutora Ezra Chambal Nhampoca, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique– Profa. Doutora Letícia Cao Ponso, Universidade Federal  do Rio Grande, Brasil Profa. Doutora Cristine Severo, Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil 11.05.20
Roda de Conversa II Políticas Linguísticas, Vida e Justiça Social – Prof. Doutor Paulo Gomez Vaz, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Guiné Bissau– Prof. Doutor Daniel Sassuco, Universidade Agostinho Neto, Angola

– Dr. Ezequiel Bernardo, Instituto Superior de Ciências da Educação, Angola

Profa. Doutora Cristine Severo, Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil 18.05.20
Roda de Conversa III Políticas de Tradução: Costa de Marfim, Angola e Moçambique – Yeo N’gana, Universidade Félix Houphouèt-Boigny, Costa de Marfim– Manuel Domingos da Silva, Universidade Agostinho Neto, Angola

– Prof. Doutor David Langa, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique

 

Profa Doutora Silvana Aguiar dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil 25.05.20
Roda de Conversa IV Políticas de Promoção das Línguas Nacionais – Dr. Aurélio Simango, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique– Prof. Doutor Daniel Sassuco, Universidade Agostinho Neto, Angola

– Doutorando Diltino Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina, Cabo Verde

Profa. Doutora Cristine Severo, Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil 15.06.20
Roda de Conversa V Prevenção à COVID – 19 em Línguas Indígenas na Amazónia Brasileira – Dra. Francinéa Fontes Baniwa, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil– Dr. Dário Kopenawa Yanomami, Associação Yanomami, Brasil

– Dra. Isabel Coutinho Costa, Universidade Federal de Roraima, Brasil

Profa. Doutora Letícia Cao Ponso, Universidade Federal  do Rio Grande – Brasil 22.06.20
Roda de Conversa VI 15 Anos do Curso de Licenciatura em Ensino de Línguas Bantu: História, Perspectivas e Desafios – Professor Catedrático Armindo Ngunga, Universidade Eduardo Mondlane; Secretário de Estado de Cabo Delgado, Moçambique

Com testemunhos de dois graduados do curso: dra. Maria Flora  Amosse, Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano e Dr. Gervásio Chambo, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique

Profa. Doutora Letícia Cao Ponso, Universidade Federal  do Rio Grande – BrasilProf. Doutor David Langa, Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique

 

29.06.20
Roda de Conversa VII Oralidades – Ensino e Política – Profa Doutora Teresa Manjate, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique– Dr. Nsimba José, Universidade Agostinho Neto, Angola

– Profa Doutora Cristine Severo, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Profa. Doutora Ezra Chambal Nhampoca, Universidade Eduardo Mondlane – MoçambiqueProfa Doutora Cristine Severo, Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil 20.07.20
Roda de Conversa VIII Línguas de Sinais  Políticas de Tradução – Dra. Rosalina Zamora Jorge, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique– Dra. Kátia Lucy Pinheiro, Universidade Federal do Ceará, Brasil

– Profa Doutora Silvana Aguiar dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Profa Doutora Silvana Aguiar dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina – BrasilDr. Henrique Mateus, Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique

 

27.07.20
Roda de Conversa IX Língua, Género e Poder – Dra. Nelsa João Nhantumbo, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique– Profa Doutora Eliane Debus, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

– Doutoranda Raquel Lima, Centros dos Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal

Profa. Doutora Letícia Cao Ponso, Universidade Federal  do Rio Grande – BrasilDoutoranda Paula Machava, Univrsidade de Lúrio/Universidade de Coimbra 03.08.20
Roda de Conversa X Planificação e Políticas Linguísticas na EducaçãoDisp em:

Planificação e Políticas Linguísticas na Educação

– Dra. Ana Josefa Cardoso, Universidade Nova de Lisboa, Cabo Verde– Prof. Doutor Vatomene Kukanda, Universidade Agostinho Neto, Angola

– Dr. Vicente Bisqué, Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, Moçambique

Profa Doutora Cristine Severo, Universidade Federal de Santa Catarina – BrasilProf. David Langa, Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique 10.08.20
Roda de Conversa  XI Produção de material didático em contextos multilinguesDisp em:

https://www.youtube.com/watch?v=u2OkcXv65pE&t=609s

– Dra. Maria Inêz Lucena, UFSC, Brasil– Dra. Samira Patel, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique

 

Prof. Alexandre Silveira (UNILAB)Prof. Gervásio Chumbo (UEM) 28.09.2020
Roda de Conversa XII Direitos Linguísticos em contextos multilínguesDisp em:

https://www.youtube.com/watch?v=q3Zwxh3JXYw&t=321s

-Dr. Feliciano Chimbutane, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique-Dr. Ricardo Abreu, Universidade Federal de Sergipe, Brasil  Profa. Fernanda Castelano (UFSCar, Brasil)Prof. Manuel Guissemo(UEM, Moçambique)  26.10.2020

Idioma: Português / Outras Línguas
Data: 11 de maio a 30 de novembro de 2020
Direitos autorais: Creative Commons
Palavras-chave: roda de conversa; Brasil-África; educação multilíngue; justiça social; políticas linguísticas
Coordenação: Cristine Gorski Severo (Coordenadora) - UFSC LATTES ORCID CV
Equipe: Sinfree Makoni (Colaborador) - Penn State LATTES
Ashraf Abdelhay (Colaborador) - Doha Institute for Graduate Studies (Qatar) LATTES
Ezra Nhampoca (Pesquisadora) - Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique LATTES
Ezequiel Pedro José Bernardo (Pesquisador) - Instituto Superior de Ciências da Educação – Cabinda/Angola. LATTES
Alexandre Cohn da Silveira (Pesquisador) - UNILAB-Campus do Malês LATTES
Charlott Eloize Leviski (Pesquisadora) - Universidade Estadual de Ponta Grossa LATTES
Ana Cláudia Eltermann (Pesquisadora (doutoranda)) - Universidade Federal de Santa Catarina LATTES
Tipo: Projeto de pesquisa e diálogos em Políticas Linguísticas - Brasil e África
Idioma: Português / Outras Línguas
Período: 2017-

Resumo:

Este projeto aborda o percurso histórico de construção de sentidos sobre as línguas indígenas e africanas nos contextos brasileiro e africano. Para tanto, o projeto articula sócio-história das línguas indígenas e africanas  com políticas linguísticas. O projeto busca compreender o processo de construção de um imaginário de língua (portuguesa, africana, indígena, afro-brasileira) desde as políticas linguísticas coloniais – centradas no dispositivo lusitano – até as políticas e planejamento linguísticos atuais. Trata-se de analisar o mecanismo político e sócio-histórico dos discursos sobre as línguas no contexto da colonização lusitana, com foco no Brasil, em Angola, em Moçambique, em Cabo Verde e no Timor Leste. Ademais, julga-se relevante aprofundar os sentidos de oralidade – em relação com os conceitos de memória, tradição, corpo e literatura oral – com fins de compreender a maneira como a oralidade integra o imaginário e as práticas linguísticas, especialmente no Brasil, ajudando a definir o que conta como português popular brasileiro.

O referencial teórico utilizado se baseia nos trabalhos de políticas linguísticas e sociolinguística crítica que têm se dedicado ao estudo da relação (política e socio-histórica) entre as experiências coloniais-nacionalistas e as línguas. Trata-se de uma política linguística crítica levada a cabo por pesquisadores preocupados com os contextos coloniais da América Latina e África (Ashraf, Makoni e Severo, 2020; Severo e Makoni, 2015; Zwartjes, 2011; Altman, 2011; Deumert, 2010; Irvine, 2008; Mariani, 2006; Zwartjes e Altman, 2005; Makoni e Meinhof, 2004; Freire e Rosa, 2003; Errington, 2001; Fardon e Furniss, 1993, Phillipson, 1992). Ressalta-se que a perspectiva histórica é central nessas pesquisas, pois ela possibilita uma revisão crítica das categorias coloniais e de seus usos contemporâneos.


Como citar este material:

Indigenous and African Languages: On colonial and post-colonial language policies (Políticas Linguísticas Críticas)

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